Conselho de Rádio Digital encerra pauta de 2012
     

O Conselho Consultivo do Rádio Digital realizou a última reunião do ano 2012, no dia 13 de dezembro, no Ministério das Comunicações. Participaram da reunião representantes dos dois sistemas, DRM (Digital Radio Mondiale) e HD Radio (iBiquity), e pesquisadores do Rio de Janeiro que trabalham na aplicação do middleware Ginga para o Rádio Digital.

Os principais itens em pauta foram as ferramentas de interatividade para a nova tecnologia e os testes de FM realizados em julho em parceria com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Durante a reunião também foi apresentada uma pesquisa sobre o perfil do radiodifusor no Brasil.

A equipe brasileira que criou a ferramenta de interatividade Ginga para a TV Digital, reforçou a possibilidade de adaptar para o rádio as idéias pensadas para a televisão.

“A tecnologia de rádio digital pode oferecer uma série de avanços, como interatividade e uma série de aplicativos e potencialidades para educação, saúde, e as mais diversas políticas públicas”, disse Octavio Pieranti, diretor de Acompanhamento e Avaliação de Outorgas do Ministério das Comunicações. “Tudo isso está no horizonte, mas antes precisamos verificar se os sistemas têm boa cobertura e qual seria a melhor configuração deles”.

Segundo Pieranti, o governo pensa em realizar novos testes em 2013 com os dois padrões DRM e HD Radio, já que a cobertura dos testes realizados em julho de 2012 não foi satisfatória. “Como temos grande preocupação com zonas de sombra e com a cobertura, nós cogitamos fazer novos testes. Adotamos como premissa que o rádio digital não pode excluir. Ele tem que incluir”, disse.

Segundo o diretor, uma das propostas discutidas pelo Conselho é já incluir questões como multiprogramação e interatividade em eventuais novos testes.

“Até o momento, não há características que indique uma superioridade expressiva de nenhum padrão sobre o analógico”, explica o diretor-geral da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Luis Roberto Antonik. “As áreas de coberturas do DRM e HD Radio para FM são praticamente as mesmas, ou seja, atingem 70 por cento da cobertura do sinal analógico, e os delays são próximos nas duas tecnologias, variam entre 6 e 8 segundos, por exemplo”, disse Antonik.

Para o Secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, os testes com as duas tecnologias tiveram resultados ruins, especialmente os de FM em alta potência. “O futuro do rádio é digital, mas esse futuro ainda não chegou. Não temos condições de tomar uma decisão diante desses resultados”.

Ainda segundo Lins, os novos testes para o rádio digital estabelecerá parâmetros iguais para ambas as tecnologias. “Houve variação de potências, a recepção dos equipamentos não era a mesma. A comparação entre os dois sistemas é complexa”, disse.

Os resultados dos testes realizados com o DRM e o HD Radio estão disponíveis no site do Ministério das Comunicações.

O Secretário do Ministério, Genildo Lins, também confirmou que os canais 5 e 6 de televisão serão destinados ao rádio AM.

Segundo os debatedores, a transição das emissoras de ondas médias para os canais 5 e 6 permitirá que elas funcionem em uma faixa estendida de FM. Sendo esta a melhor solução para valorizar o rádio AM, que sofre continuamente com interferências.

O Conselho consultivo foi criado em 15 de agosto de 2012, pelo Ministério das Comunicações, para auxiliar na implantação do sistema de rádio digital no Brasil. O grupo conta com representantes do Governo Federal, do Poder Legislativo, do setor de radiodifusão e da indústria. Desde a sua criação em agosto, o grupo teve quatro reuniões.

A próxima reunião do Conselho Consultivo do Rádio Digital está prevista para fevereiro de 2013.
Want to read more stories like this? Sign up for your free Radio World NewsBytes newsletter here.


Rating People: 0   Average Rating:     
Comment List:


Post your comment

Your Name:  Required
Your Mail:       Your email will not be published.
Your Site:    

max. 800 characters


Posts are reviewed before publication, typically the next business morning. Radio World encourages multiple viewpoints, though a post will be blocked if it contains abusive language, or is repetitive or spam. Thank you for commenting!