Durante o 25° Congresso Brasileiro da Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), de 19 a 21 de maio, em Brasília, foi anunciada a abertura de uma consulta pública com prazo de 180 dias para discutir o padrão técnico a ser adotado para o sistema de rádio digital brasileiro.
A consulta pública, anunciada pelo ministro das comunicações, Hélio Costa, durante a cerimônia de abertura do congresso da ABERT, tem como objetivo escolher o sistema de rádio digital mais adequado para satisfazer às exigências dos radiodifusores brasileiros.
Sete técnicos representantes do Consórcio DRM (da BBC, Digidia, Dolby, Fraunhofer IIS, TDF e Thomson Grass Valley) participaram do Congresso. Os técnicos fizeram apresentações que foram bem recebidas na plenária. Além disso, durante os três dias do congresso, os técnicos demonstraram os recursos DRM na banda AM com slides de elementos multimídia e Journaline, DRM+ com Surround Sound 5.1. e simulcast de DRM/AM.
Os participantes do congresso também puderam ouvir transmissões ao vivo do Chile, Equador e Guiana Francesa através de receptores DRM de última geração.
No congresso, que contou com a participação de 1.500 pessoas, os representantes do DRM confirmaram estar dispostos a liderar os testes com o padrão DRM juntamente com os sócios brasileiros e com o apoio das autoridades brasileiras.
O consórcio DRM contribuirá para a escolha da melhor solução para o rádio digital no Brasil.
O padrão aberto do DRM foi recentemente adotado pela Índia e Rússia.