Nautel obtém satisfação de Minas

Author:
Publish date:
Image placeholder title

Da esquerda à direita: Gerardo Vargas, gerente regional da Nautel para a América Latina e Caribe; Carlos Ávila, representante da Nautel no Brasil; Marcus Starling, supervisor de RF da Rede Itatiaia; e Peter Conlon, presidente e CEO da Nautel MINAS GERAIS, Brasil — A Rádio Itatiaia, procurando aumentar ainda mais a sua área de cobertura, optou por um aumento de potência em seus transmissores bem como a instalação de uma nova antena de seis elementos propiciando um maior ganho do sinal transmitido.

Por Marcus Starling de Castro

Estas mudanças trazem melhor qualidade de som e maior área de cobertura para os ouvintes da “rádio de Minas”.

Optou-se por um sistema combinado com dois transmissores Nautel, modelo NV40, para fornecer 80 kW de potência, perfazendo a potência total de 250 kW ERP.

A fabricante canadense Nautel foi naturalmente escolhida por seu histórico de fabricação de transmissores e suporte amplamente conhecidos.

A Rede Itatiaia já conta com diversos transmissores Nautel instalados em sua planta, inclusive de AM, e encontra-se plenamente satisfeita com os resultados obtidos.

A Rede Itatiaia conta grande experiência na importação de equipamentos e o processo para a aquisição do equipamento foi rápido e sem complicações.

Os transmissores foram instalados no Centro de Transmissões de FM da Itatiaia (CTFM), localizado na Serra do Curral. O CTFM foi revitalizado para abrigar equipamentos de alta tecnologia seguindo padrão internacional.

A instalação foi orientada e supervisionada pela Nautel. O representante da Nautel no Brasil, Carlos Ávila, e o engenheiro de desenvolvimento da Nautel, Matthew Skinner, participaram da instalação dos transmissores.

Desta forma o processo se deu de forma organizada e contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados, além de apoio presencial e online dos engenheiros da fábrica.

A assistência técnica tem sido plenamente satisfatória e eficaz. Contamos com o auxílio de Carlos Ávila, representante da Nautel no Brasil, bem como mantemos contato direto com os engenheiros da fábrica, tendo obtido respostas e apoio técnico em todas as ocasiões em que foram solicitados.

Image placeholder title

Os transmissores Nautel NV40 no CTFM da Rádio Itatiaia Um dos recursos do produto que mais utilizamos é o recurso da conexão on-line com o transmissor, através de conexão IP pela Internet. Este recurso possibilitou uma interação com o equipamento de forma nunca antes conseguida. Os ajustes iniciais dos transmissores foram efetuados pelos engenheiros da Nautel a milhares de quilômetros de distância.

A interface gráfica do equipamento é de última geração, possibilitando visualização do status de funcionamento e acesso a todos os seus parâmetros.

O equipamento é utilizado na Rádio Itatiaia AM/FM, em Belo Horizonte, na FM Itatiaia de Juiz de Fora e FM Itatiaia em Montes Claros.

Sendo um equipamento totalmente em estado sólido, o custo com manutenção diminui bastante e a compra de válvulas de transmissão deixa de existir.

A filosofia de projeto e construção do equipamento nos parece muito boa, bem como o seu desempenho.

O novo sistema já está preparado para o padrão de transmissão que será adotado pelo Brasil.

Valeu cada dólar investido. A Rede Itatiaia tem conseguido alcançar altos níveis de modernização com equipamentos de última geração como os transmissores Nautel.

Já conhecíamos os produtos da Nautel e o desempenho tem sido muito bom, equiparável aos demais produtos que utilizamos. As expectativas foram plenamente satisfeitas.

A Rede Itatiaia está muito satisfeita com a parceria de sucesso que tem feito com a Nautel.


Marcus Starling de Castro é supervisor de RF da Rádio Itatiaia, em Minas Gerais.

Related