O 25° congresso da radiodifusão - Radio World

O 25° congresso da radiodifusão

O evento, cujo tema central foi Radiodifusão: Compromisso com o Brasil, contou com a presença do presidente da república em exercício, José de Alencar, e do ministro das comunicações, Hélio Costa, além de reunir empresários, comunicadores, jornalistas e pesquisadores.
Author:
Publish date:

O 25° Congresso Brasileiro da Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.

O evento, cujo tema central foi Radiodifusão: Compromisso com o Brasil, contou com a presença do presidente da república em exercício, José de Alencar, e do ministro das comunicações, Hélio Costa, além de reunir empresários, comunicadores, jornalistas e pesquisadores.

Durante o congresso, que teve seis plenárias, 11 painéis e 14 oficinas, ocorreram simultaneamente o 28° Seminário Técnico Nacional de Radiodifusão e a 22ª Feira Internacional de Equipamentos e Serviços.

Image placeholder title

O presidente da ABERT, Daniel Slaviero, disse em seu discurso de abertura do 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão que a televisão e o rádio têm um papel fundamental para o crescimento do país. "A radiodifusão tem um compromisso diário com o desenvolvimento do Brasil", afirmou.

Daniel Slaviero salientou ainda o avanço na implantação da TV digital, que chegou a 18 cidades, atingindo mais de 45 milhões de telespectadores aptos a receber o sinal. "A sensível melhora da qualidade de áudio e vídeo é impressionante, mas será a mobilidade o maior diferencial deste novo momento", disse. Também disse que o setor aguarda a definição do padrão digital do rádio, considerada fundamental para "valorizar este quase centenário veículo de comunicação, que tem papel predominante no cotidiano das pessoas".

Na mensagem gravada especialmente para o congresso, apresentada na cerimônia de abertura do evento, o presidente Luis Inácio Lula da Silva lamentou não poder estar presente. "Já tive a oportunidade e a honra de participar de várias outras edições deste congresso, que reúne os principais líderes e empreendedores do rádio e da televisão. Este ano, infelizmente, devido a compromissos no exterior, não posso comparecer", afirmou o presidente.

Além de parabenizar a direção da ABERT pela realização do evento, o presidente Lula elogiou a escolha do tema central para o congresso deste ano: Radiodifusão, compromisso com o Brasil. "A entidade chegou aos 46 anos com amplo reconhecimento e representatividade falando em nome de nada menos que 320 emissoras de televisão e 2.500 rádios", completou.

A feira funcionou das 13:00 às 22:00 horas no dia 19 de maio e das 10:00 às 22:00 horas nos dias 20 e 21 de maio e reuniu 94 empresas nacionais e multinacionais. Entre os expositores estavam: Victor do Brasil, Apoio Técnico, Ideal Antenas, MTA Eletrônica, Teclar, Teletronix, Screen Service do Brasil, Transtel, Richardson Electronics do Brasil, Harris Corp., que estava no estande do seu representante, Focus Digital, iBiquity, e RVL Itália, entre outros.

Segundo o presidente da ABERT, os negócios realizados na feira superaram os R$38 milhões, previstos pela entidade.

As sessões plenárias no dia 20 de maio abordaram os seguintes temas: Cenário Brasileiro: O momento do Brasil e suas perspectivas; Conferência Nacional de Comunicação (Confecom); Sucessão em empresas familiares; Gestão de carreiras em empresas familiares; Programas de apoio ao BNDES à implantação da TV Digital; Radiodifusão e Legalidade: Oportunidades de modernização pelo poder concedente; Encontro com a SECOM: Publicidade de Governo; As novas relações de trabalho no Brasil e no mundo; Encontro com o MINICOM e Mídias e novas tecnologias.

No dia 21 de maio os temas discutidos foram: Panorama das comunicações digitais no Brasil; Construindo o futuro do rádio na era da convergência; Implicações do projeto de lei da convergência sobre a radiodifusão; Flexibilização da Voz do Brasil; Ressarcimento fiscal para as empresas optantes do simples; Radiodifusão comunitária e radiodifusão ilegal; A importância da publicidade para a democracia e para o desenvolvimento social e econômico do país e Competição e ética no rádio e na televisão.

O seminário técnico foi realizado nos dias 20 e 21 de maio, das 9:30 às 19:00 horas. A programação no dia 20 de maio incluiu os seguintes temas: Implantação da TV Digital; Esforço de Internacionalização da TV Digital Brasileira; Mobilidade e interatividade, desafios e oportunidades; Relatório final dos testes realizados para o Rádio Digital; Novas tecnologias de antenas para HD Radio e Por que a transmissão na mesma faixa e no mesmo canal continua sendo a melhor solução para a digitalização do rádio.

Já no dia 21 de maio os temas abordados foram: PLC e outras formas de interferência no rádio e na televisão; TV: Engenharia e planejamento do espectro; TV: Na busca das condições de planejamento para garantir a democracia digital; Rádio: Indústria nacional e a produção de transmissores e receptores e finalmente, HD Radio: Sua implementação e novas oportunidades

Mais de 1.500 pessoas participaram dos debates do 25°Congresso e do Seminário Técnico, além de visitarem a 22ª Feira Internacional de Equipamentos e Serviços, durante os três dias, em Brasília.

Related

Radiodifusores no Brasil defendem o padrão DRM

Um pequeno grupo de radiodifusores assinou uma Carta Aberta, no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, 17 de maio, em defesa da escolha do sistema DRM (Digital Radio Mondiale) como padrão técnico para o SBRD (Sistema Brasileiro

Brasil avaliará o padrão DRM de rádio digital

A consulta pública, anunciada pelo ministro das comunicações, Hélio Costa, durante a cerimônia de abertura do congresso da ABERT, tem como objetivo escolher o sistema de rádio digital mais adequado para satisfazer às exigências dos radiodifusores brasileiros.

Se realiza o SET2008 Broadcast & Cable

O evento é direcionado a profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, Internet, indústria, produção e telecomunicações.

Nova artista exclusiva da Shure

Caracterizado pelo pioneirismo na mídia secular e com uma produção que prima pela excelência, o trabalho ministerial de Aline Barros tem alcançado resultados inatingíveis por outros artistas do segmento gospel.