O Encontro SET e Trinta 2008 em Las Vegas - Radio World

O Encontro SET e Trinta 2008 em Las Vegas

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), em parceria com a NAB, realizou nos dias 14, 15 e 16 de abril o seu tradicional café da manhã com apresentações técnicas e debates para a comunidade brasileira.
Author:
Publish date:


(click thumbnail)Da esquerda à direita, Roberto Franco, presidente da SET; Margareth Cassily, vice presidente da NAB; e o ministro das comunicações, Hélio Costa, visitam o Pavilhão Brasileiro na NAB 2008.A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), em parceria com a NAB, realizou nos dias 14, 15 e 16 de abril, em Las Vegas, o Encontro SET e Trinta, o seu tradicional café da manhã com apresentações técnicas e debates para a comunidade brasileira.

O Encontro SET e Trinta, que ocorre desde 1991, comemorou 18 anos e continua crescendo. Este ano o evento contou com 400 participantes.

Os tradicionais pavilhões estrangeiros na NAB contaram este ano com a primeira edição do Pavilhão Brasileiro, com a participação de 14 empresas do pais.

O Pavilhão Brasileiro, que teve o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX), com a parceria da SET, Sindvel e Abinee, estava localizado no Portão Cinco do Hall Central do Las Vegas Convention Center.

O Fórum Brasileiro de TV Digital demonstrou o ISDB-Tb. Um transmissor de baixa potência, instalado próximo ao pavilhão, transmitia o sinal, com imagens gravadas em HD e que era captado no estande por um televisor, um notebook, um celular e uma mini-televisão.

Em seu discurso de abertura do Encontro SET e Trinta, o presidente da SET, Roberto Franco, falou que este ano os brasileiros não foram só buscar novas tecnologias na NAB 2008, mas também levá-las. “Trouxemos a TV digital do Brasil, que está no ar, com equipamentos de transmissão nacionais”.

Franco comentou ainda que a participação brasileira na NAB bateu o recorde de 1.400 visitantes, sendo a maior delegação internacional no evento. Segundo Franco, isso “prova que a economia brasileira está descolada das crises econômicas que estão pelo mundo, inclusive a americana”.

O ministro das comunicações do Brasil, Hélio Costa, participou pelo segundo ano consecutivo do Encontro SET e Trinta e durante seu discurso disse estar muito orgulhoso do Pavilhão Brasileiro.

Para finalizar o evento, falou-se sobre GINGA-J e a era digital. Paulo Henrique, da TV Globo, SET, e coordenador do módulo técnico do Fórum da TV Digital Terrestre, fez uma breve introdução sobre as normas do GINGA e o status da negociação com a Sun Microsystems. Robert Glidden, da Sun Microsystems, complementou a apresentação e lembrou que o Brasil quebrou o rank do DVB e ATSC.

Em seu discurso de encerramento, Franco agradeceu a presença de todos e informou que o Brasil iniciou o processo de desenvolvimento de tecnologia com a criação do software aberto para o GINGA.

Image placeholder title

Related

Image placeholder title

O 25° congresso da radiodifusão

O evento, cujo tema central foi Radiodifusão: Compromisso com o Brasil, contou com a presença do presidente da república em exercício, José de Alencar, e do ministro das comunicações, Hélio Costa, além de reunir empresários, comunicadores, jornalistas e pesquisadores.

Radiodifusores no Brasil defendem o padrão DRM

Um pequeno grupo de radiodifusores assinou uma Carta Aberta, no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, 17 de maio, em defesa da escolha do sistema DRM (Digital Radio Mondiale) como padrão técnico para o SBRD (Sistema Brasileiro

Portugal: RDP em canal a cabo

A rádio Lusitânia, lançada em abril de 2008 pela estação pública RDP com emissão exclusiva pela Internet, está agora também disponível no serviço de rádio por cabo, através da Zon TV Cabo.

Se realiza o SET2008 Broadcast & Cable

O evento é direcionado a profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, Internet, indústria, produção e telecomunicações.