Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

 
 

O Encontro SET e Trinta 2008 em Las Vegas

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), em parceria com a NAB, realizou nos dias 14, 15 e 16 de abril o seu tradicional café da manhã com apresentações técnicas e debates para a comunidade brasileira.

(click thumbnail)Da esquerda à direita, Roberto Franco, presidente da SET; Margareth Cassily, vice presidente da NAB; e o ministro das comunicações, Hélio Costa, visitam o Pavilhão Brasileiro na NAB 2008.A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), em parceria com a NAB, realizou nos dias 14, 15 e 16 de abril, em Las Vegas, o Encontro SET e Trinta, o seu tradicional café da manhã com apresentações técnicas e debates para a comunidade brasileira.

O Encontro SET e Trinta, que ocorre desde 1991, comemorou 18 anos e continua crescendo. Este ano o evento contou com 400 participantes.

Os tradicionais pavilhões estrangeiros na NAB contaram este ano com a primeira edição do Pavilhão Brasileiro, com a participação de 14 empresas do pais.

O Pavilhão Brasileiro, que teve o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX), com a parceria da SET, Sindvel e Abinee, estava localizado no Portão Cinco do Hall Central do Las Vegas Convention Center.

O Fórum Brasileiro de TV Digital demonstrou o ISDB-Tb. Um transmissor de baixa potência, instalado próximo ao pavilhão, transmitia o sinal, com imagens gravadas em HD e que era captado no estande por um televisor, um notebook, um celular e uma mini-televisão.

Em seu discurso de abertura do Encontro SET e Trinta, o presidente da SET, Roberto Franco, falou que este ano os brasileiros não foram só buscar novas tecnologias na NAB 2008, mas também levá-las. “Trouxemos a TV digital do Brasil, que está no ar, com equipamentos de transmissão nacionais”.

Franco comentou ainda que a participação brasileira na NAB bateu o recorde de 1.400 visitantes, sendo a maior delegação internacional no evento. Segundo Franco, isso “prova que a economia brasileira está descolada das crises econômicas que estão pelo mundo, inclusive a americana”.

O ministro das comunicações do Brasil, Hélio Costa, participou pelo segundo ano consecutivo do Encontro SET e Trinta e durante seu discurso disse estar muito orgulhoso do Pavilhão Brasileiro.

Para finalizar o evento, falou-se sobre GINGA-J e a era digital. Paulo Henrique, da TV Globo, SET, e coordenador do módulo técnico do Fórum da TV Digital Terrestre, fez uma breve introdução sobre as normas do GINGA e o status da negociação com a Sun Microsystems. Robert Glidden, da Sun Microsystems, complementou a apresentação e lembrou que o Brasil quebrou o rank do DVB e ATSC.

Em seu discurso de encerramento, Franco agradeceu a presença de todos e informou que o Brasil iniciou o processo de desenvolvimento de tecnologia com a criação do software aberto para o GINGA.

Close