BRASIL: Rádio Nacional da Amazônia cobre a metade do Brasil

Author:
Publish date:
Social count:
0

A Rádio Nacional da Amazônia, inaugurada em 1º de setembro de 1977, transmite em ondas curtas para a região amazônica, cobrindo mais da metade do território nacional e divulgando a diversidade cultural da região.

A emissora atinge 60 milhões de habitantes, com um sinal captado em toda a região norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.

No ar 24 horas, a emissora leva informações aos habitantes de áreas rurais, ribeirinhas e fronteiriças, onde outros veículos de comunicação têm dificuldade de acesso.

Entre os ouvintes estão agricultores, professores, pescadores, atendentes, artesãos, estudantes, idosos, comerciantes e quebradeiras de coco.

Da programação diária constam programas sobre educação, jornalismo, radionovelas que abordam temas como a prevenção de queimadas e o combate ao trabalho escravo, música popular brasileira, músicas da Amazônia e cultura indígena.

A transmissão ocorre pelas ondas curtas, via satélite, e pela Internet por meio do site das rádios da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

A Central do Ouvinte da Rádio Nacional da Amazônia elabora a produção de uma programação pautada pelo interesse do cidadão. São três os objetivos.

O primeiro é que ela se torne um canal verdadeiro de interação com o ouvinte para que ele participe com opiniões, sugestões e críticas.

O segundo é tornar-se fonte de pauta para a programação e o jornalismo das emissoras.

O terceiro é que a central preste um serviço público para os ouvintes que necessitam do rádio para sua comunicação com a comunidade.

 A Central do Ouvinte recebe as ligações e as cartas enviadas para as emissoras. Funciona nos dias úteis das 8 horas às 19 horas atendendo o ouvinte da Rádio Nacional AM de Brasília, Rádio Nacional FM de Brasília e da Rádio Nacional da Amazônia.
— Carlos Eduardo Behrensdorf

Related