BRASIL: Rádios filiadas a Acert debateram o futuro do rádio

Author:
Publish date:
Social count:
0
Image placeholder title

A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) realizou sua 14ª Convenção Estadual nos dias 4 e 5 de dezembro de 2014, reunindo profissionais do setor de radiodifusão.

Na convenção debateram o planejamento estratégico para os próximos anos, o futuro do rádio com a migração para o FM e a questão regulatória.

O encontro realizado no Hotel Vila Galé, em Fortaleza, Ceará, reuniu representantes das 189 rádios associadas da Acert; do Ministério das Comunicações (MiniCom); o governador eleito do Ceará, Camilo Sobreira Santana; o presidente da Abert, Daniel Slaviero; e o assessor jurídico da associação, Cristiano Lobato Flores.

A presidente da Acert, Carmen Azulai, lembrou das campanhas desenvolvidas pela entidade em defesa do voto consciente e da segurança dos profissionais da imprensa. “Nenhuma emissora do Ceará foi multada durante o período eleitoral, graças aos serviços prestados pela Acert no esclarecimento dos deveres e obrigações da radiodifusão”, disse Azulai.

Durante a Convenção Estadual lançaram o Guia do Rádio e Televisão e foi assinado um convênio com o Banco do Nordeste que dará ao radiodifusor da região linhas especiais de financiamento. Os recursos serão utilizados na compra de equipamentos e modernização do parque tecnológico de rádio e televisão com juros de 4,71 por cento ao ano e bônus de adimplência passando para 3,32 por cento ao ano.

A convenção comemorou os 20 anos da Declaração de Chapultepec, com a assinatura dos participantes no documento. A declaração é uma carta de princípios que coloca a “imprensa livre como uma condição fundamental, para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade”.

A Conferência Hemisférica sobre Liberdade de Expressão, realizada em Chapultepec, México, em 1994, adotou o documento assinado por chefes de estado, juristas e cidadãos comuns.

O Brasil assumiu o compromisso em 1996, com a assinatura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ratificado por Luis Inácio Lula da Silva em 2006.

— Carlos Eduardo Behrensdorf

Related

Brasil avaliará o padrão DRM de rádio digital

A consulta pública, anunciada pelo ministro das comunicações, Hélio Costa, durante a cerimônia de abertura do congresso da ABERT, tem como objetivo escolher o sistema de rádio digital mais adequado para satisfazer às exigências dos radiodifusores brasileiros.