Rádio Pelotense completa 90 anos

Opera na frequência 620 kHz, é a mais antiga do estado Rio Grande do Sul, a terceira rádio no operar de maneira ininterrupta no Brasil e a mais antiga ainda em atividade no território nacional.
Author:
Publish date:
Social count:
0

PELOTAS, Rio Grande do Sul — Completando 90 anos no ar, a Rádio Pelotense é uma emissora de rádio brasileira, com sede na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Opera na frequência 620 kHz, é a mais antiga do estado, a terceira rádio no operar de maneira ininterrupta no Brasil e a mais antiga ainda em atividade no território nacional.

Image placeholder title

Luciana Markus Inaugurada em 6 de junho de 1925 com a denominação “Sociedade Rádio Pelotense”, ao invés de buscar contribuições de associados, garantia recursos arrendando receptores para os ouvintes, ao custo de 25.000 réis (moeda da época) por mês.

No dia 25 de agosto do mesmo ano, sob a direção de Baldomero Trápaga e Carlos Sica, transmitiu à população local sua primeira mensagem, com o propósito de tornar-se um veículo regional. Entre os empreendedores que se seguiram vieram Carlos Sica, Alexandre Gastaud, João Abrantes, José Luis, Pinto da Silva, Antônio Nogueira, Filho e Tobias Sica.

Na sede nova da emissora, em Pelotas, Carlos Eduardo Behrensdorf conversou com a diretora executiva da emissora, Luciana Markus.

Radio World: A Rádio Pelotense prepara-se para optar entre os sistemas de digitalização propostos?

Luciana Markus: A rádio deu o primeiro passo para a digitalização do AM estereofônico transformando seu sistema de campo para banda larga com a implementação de dipolo na antena; provocando a troca do sistema irradiante, da caixa de sintonia e introduzindo o primeiro transmissor com 10 kW em estado totalmente sólido (sistema IBOC, estágio final transistorizado).

Assim, criamos condições para sintonia em banda AM estereofônica, tão logo existam no mercado os receptores. Com a inclusão de um gerador de estéreo em seu rack auxiliar, transmitirá o som digitalizado e linear a todos os seus ouvintes.

RW: Qual a abrangência da Rádio Pelotense?

Markus: Atualmente, atingimos toda a metade sul do estado, municípios da Grande Porto Alegre (a capital do estado), da serra e do litoral norte, metade norte do Uruguai e algumas cidades na Argentina.

RW: Como a direção da emissora analisa a participação dos ouvintes?

Markus: A participação diária dos ouvintes na programação garante a liderança. Independente do município onde vive e da faixa sócio-econômica a qual pertence, o ouvinte é fonte de informação, sugere temas para debates e opina na seleção musical. Ele é o grande doador nas campanhas assistenciais. A prova dessa interação é a criação espontânea de Fãs Clubes.

S.A. Rádio Pelotense

Diretor geral: Paulo Luiz Barcelos Góz
Diretora executiva: Luciana Markus
Publicitária: Cláudia Ramos
Coordenador de jornalismo: Carlos Machado
Frequência: 620 kHz
Sede: Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
Slogan: “A rádio que todo mundo ouve”
Fundação: 6 de junho de 1925 Gênero: Popular, jornalístico e esportivo
Idioma: Língua portuguesa
Contatos: www.radiopelotense.com.br

RW: Pode sintetizar os principais temas da programação?

Markus: A nossa programação tem musica, futebol e notícia. No item notícia, buscamos a informação e o debate das lideranças dos setores da produção e do povo da região. Na metade sul o agronegócio têm relevância tanto na economia regional como na brasileira. A presença da rádio em feiras agropecuárias e tecnológicas bem como em discussões políticas setoriais com associações, sindicatos, e cooperativas, colabora para aproximar campo e cidade. A informação está à disposição dos ouvintes nas 24 horas.

RW: Qual a estrutura funcional da emissora para realizar o planejamento proposto?

Markus: Para cumprir com a missão de buscar a informação e transformá-la em notícia, comunicamos nas 24 horas, apoiados por uma equipe de 35 profissionais.

Nossa nova sede tem dois pisos. No térreo: recepção, sala de estar, refeitório e redação; no andar superior, salas administrativas e estúdios. Numa das laterais do prédio, há uma torre autoportante metálica de 30 metros de altura, sustentando o link de transmissão do sinal em UHF para o parque de transmissores na região praiana da cidade, na Lagoa dos Patos.

Related

Image placeholder title

O 25° congresso da radiodifusão

O evento, cujo tema central foi Radiodifusão: Compromisso com o Brasil, contou com a presença do presidente da república em exercício, José de Alencar, e do ministro das comunicações, Hélio Costa, além de reunir empresários, comunicadores, jornalistas e pesquisadores.