Um passo adiante das concorrentes - Radio World

Um passo adiante das concorrentes

Segundo Waguinho Rocha, diretor artístico da 89 FM em São Paulo, a rádio é pioneira em lançar novidades, trazer novas tecnologias e fazer promoções diferenciadas.
Author:
Publish date:
Social count:
0

Segundo Waguinho Rocha, diretor artístico da 89 FM em São Paulo, a rádio é pioneira em lançar novidades, trazer novas tecnologias e fazer promoções diferenciadas.

Radio World: Conte-nos um pouco sobre como você chegou à 89 FM.

Waguinho:
Eu comecei no rádio em 1985 como locutor na Clube FM, que hoje se chama 975, na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo.

Em 1987 vim para São Paulo trabalhar na Transamérica. Depois de um ano voltei para São José dos Campos, para a Stereo Vale FM. Em 1989 entrei na Jovem Pan FM em São Paulo e lá fiquei por 10 anos.

Em 2000 fui para a Rádio Cidade. Em 2002 assumi a direção artística da Metropolitana FM e posicionei a rádio entre as mais ouvidas de São Paulo.

Em julho de 2006 assumi a 89 FM, até então Rádio Rock. Vim para reformular a rádio 100 por cento e dar uma nova cara para a emissora. Quando assumi, a rádio estava em 14º lugar e hoje a 89 FM está em 5º lugar no ranking geral, crescendo mais de 190 por cento em apenas 18 meses.

RW: Que mudanças importantes estão acontecendo na 89 FM neste momento?

Waguinho:
Na verdade estamos reforçando a campanha Primeiro na 89 com divulgação em outras mídias como TV, Internet, revistas, jornais, cinema, et cetera.

Também estamos com um programa novo na nossa grade, chamado Fala Gente Fina, que vai ao ar das 17horas às 19horas. O programa é produzido pelos Dedés, os mesmos criadores dos “Manos”, um quadro de grande sucesso na 89.

RW: Qual é o diferencial da 89 FM em relação às outras emissoras?

Waguinho:
A 89 está sempre um passo adiante das suas concorrentes. Somos a primeira a lançar novidades, a trazer novas tecnologias e fazer promoções diferenciadas.

Lançamos recentemente o Cartão Corporativo 89, uma brincadeira com os ouvintes (sobre o uso indevido dos cartões corporativos pelo governo). E as nossas concorrentes, para variar, copiaram mais uma promoção da 89. Por isso, estamos sempre um passo adiante.

RW: Como diretor artístico da emissora, qual é o seu maior desafio?

Waguinho:
Meu maior desafio é consolidar a 89 FM em primeiro lugar na audiência.

RW: Que mudanças importantes estão acontecendo na 89 FM neste momento?

Waguinho:
Construímos recentemente dois novos estúdios, um de gravação e do ar, totalmente digital e com processadores digitais.

RW: Pode dar-nos uma idéia do equipamento usado atualmente pela estação?

Waguinho:
Escolhemos para os novos estúdios um console de áudio da AudioArts Engineering, modelo D75 Digital; placas de áudio da Digigram, modelo VX822 digital; processador de microfone Symetrix, modelo AirTools 6200 digital; processador de áudio da Omnia, modelo 6 HD Exi digital e Link Estúdio/Transmissor da Moseley, modelo SL9003Q digital.

RW: Como você vê a implantação do rádio digital no Brasil e a escolha do padrão digital para o país?

Waguinho:
Todo o sistema de áudio está pronto para transmitir digital HD com o sistema IBOC. Só precisará ser integrado ao sistema o transmissor digital.

Para leer la entrevista completa, refiérase a la edición de mayo de 2008 deRadio World América Latina.

Related

SET2010 Broadcast & Cable

Esta será a 19° edição da Feira Internacional de Tecnologia em Equipamentos e Serviços para Engenharia de Televisão, Radiodifusão e Telecomunicações, considerado como o mais importante evento técnico da área de televisão, rádio e telecomunicações na América Latina.

SET2009 Broadcast & Cable

A 18° edição do Broadcast & Cable 2009, a feira internacional de tecnologia em equipamentos e serviços para engenharia de televisão, radiodifusão e telecomunicações, se realiza nos dias 26, 27 e 28 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, de São Paulo.

Shively fecha parceria com a Ideal Antenas

A Shively fornecerá sistemas de antenas de FM de alta potência que irá complementar a linha de produtos da Ideal Antenas. Em troca, a Ideal oferecerá suporte de vendas e serviços para os produtos da Shively no Brasil e no MERCOSUL.