Encontro SET e Trinta 2009 - Radio World

Encontro SET e Trinta 2009

O Encontro SET e Trinta, que ocorre desde 1991, contou este ano com 300 participantes.
Author:
Publish date:

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), em parceria com a NAB, realizou nos dias 21, 21 e 22 de abril, em Las Vegas, o Encontro SET e Trinta, o seu tradicional café da manhã com apresentações técnicas e debates para a comunidade brasileira.

O Encontro SET e Trinta, que ocorre desde 1991, contou este ano com 300 participantes.

Foram cinco apresentações no primeiro dia do encontro, 20 de abril. Matthew Betts, da RFS, falou sobre "Novas Soluções em Antenas para Transmissão Digital no Brasil e América Latina"; Dante Conti, da Dielectric/Trans-Tel, falou sobre "Uso de Polarização Elíptica e Circular em Aplicações para Antenas DTV"; Jim Malone, da RF Extreme/Videodata, falou sobre "Sistemas de Microondas Digitais para ENG em HD e SD" e Jean Claude Krelic da Miranda/Brasvideo falou sobre "Strategy and Loudness Application".

Já a palestra da Tandberg/Phase foi sobre "Codificação MPEG-4 4:2:2 em 10 bits".

No segundo dia do Encontro, 21 de abril, Jurandir Moreira Pitsch, da SES New Skies falou sobre "HDTV Growth no Brasil e América Latina". Brian Cabeceiras, da Harris, falou sobre "Workflows Avançados de Mídia". Já Dave Bancroft, da Grass Valley, falou sobre "Sensores para câmeras de TV na Era Avançada de HDTV".

Liliana Nakonechnyj, presidente da SET e diretora de telecomunicações da TV Globo, coordenou o painel do Fórum "Cenário Tecnológico Mundial: Switch off: Europa, Estados Unidos e Japão", com Mark Aitken da Sinclair Network dos Estados Unidos. Yoshihiro Fujita da NHK do Japão e David Wood da EBU Technical na Europa também participaram do fórum.

David Wood, falou sobre "How do You Manage a Digital Transition, When Technology is Evolving?". Yoshihiro Fujita falou sobre "Basic Plan for Analog Switch-off and a World of Convergence (PVR's, Internet, IPTV, etc.)".

No último dia do Encontro SET e Trinta, 22 de abril, Luiz Sanz Rodriguez, da Video Stream Network falou sobre "Contribuição sobre IP como Instrumento de Integração para Redes de Emissoras". A apresentação de Erick Soares, da Sony, foi sobre "HD: Tecnologias de Produção 3D". Já Dean Rosenthal, da ADC/Inviso e Libor, falou sobre "Conectividade em Fibra Ótica para Plantas HDTV".

Raymundo Barros, da TV Globo e diretor de tecnologia da SET, moderou o painel do fórum "Desafios e Oportunidades no Cenário Tecnológico: Java DTV, Digital Content, Loudness e Convergent Environment". Entre os radiodifusores internacionais, dos Estados Unidos, que participaram do painel estavam: Thomas Ohanian, Jens Pätzold da Sun Microsystems, Glenn Reitmeier da NBC e Thomas Lund da TC Electronic.

Thomas Ohanian falou sobre "Why Digital Media Supply Chains are Essential for Broadcasters?". Jens Pätzold, da Sun Microsystems, falou sobre "The Opportunities Generated by Java DTV Incorporated on Ginga-J". Já Glenn Reitmeier, da NBC, falou sobre "Broadcast Television in the Convergent Environment". E finalmente, Thomas Lund da TC Electronic, falou sobre "Control of Loudness Across Broadcast Platforms".

Roberto Franco, ex-presidente da SET disse sobre o Encontro SET e Trinta que "A cada ano melhora. Mesmo com as expectativas não muito boas devido à crise mundial, a SET demonstra o comprometimento dos profissionais de TV brasileiros".

Pelo segundo ano consecutivo o Pavilhão Brasileiro fez parte dos pavilhões estrangeiros na NAB.

O Pavilhão Brasileiro, que teve o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX), com a parceria da SET, Sindvel e Abinee, estava localizado nas alas Central e Norte do Las Vegas Convention Center.

O pavilhão contou com 16 estandes das seguintes empresas: Tecnologia e Soluções Digitais Aplicadas (TSDA), STB, Ativa Soluções Tecnológicas, Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Ideal Antenas, Linear, TQTVD Software, Tecsys, Screen Service do Brasil, Teletronix, JWSAT Broadcast Technology, Fórum de TV Digital, Trans-Tel, MOPA, EITV e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Related

Image placeholder title

O 25° congresso da radiodifusão

O evento, cujo tema central foi Radiodifusão: Compromisso com o Brasil, contou com a presença do presidente da república em exercício, José de Alencar, e do ministro das comunicações, Hélio Costa, além de reunir empresários, comunicadores, jornalistas e pesquisadores.