Parede ‘invisível’ entre estúdio e técnica - Radio World

Parede ‘invisível’ entre estúdio e técnica

Segundo Renato Cipriano, responsável pelo escritório da WSDG no Brasil, a principal exigência no design do novo complexo era ter uma separação transparente entre as salas do estúdio e da técnica.
Author:
Publish date:

O novo estúdio do Ministério de Louvor Diante do Trono, projetado pela Walters-Storyk Design Group (WSDG), conta com uma parede “invisível” que separa os músicos dos produtores e engenheiros.

Segundo Renato Cipriano, responsável pelo escritório da WSDG no Brasil, a principal exigência no design do novo complexo era ter uma separação transparente entre as salas do estúdio e da técnica.

Diante do Trono é um grupo gospel renomado internacionalmente. Com 50 integrantes, o grupo faz parte do Ministério de Louvor da Igreja Batista da Lagoinha, um dos maiores ministérios de louvor no Brasil. O grupo escolheu a WSDG, que possui um escritório em Belo Horizonte, para desenvolver todos os projetos acústicos e arquitetônicos do novo estúdio, incluindo os projetos estruturais, elétrico e de ar-condicionado.

O elemento inovador na arquitetura do estúdio é a panorâmica parede de vidro que separa a sala do estúdio da sala técnica. Três caixas surround Genelec 1032 5.1 foram instaladas dentro do visor frontal da técnica através de uma complexa configuração. As caixas foram posicionadas sobre os racks de equipamentos possibilitando uma visão completa de todas as salas do estúdio. O estúdio tem um ajuste ideal para angulação e distância do surround e satisfaz todos os padrões profissionais de áudio (ITU), além de oferecer ao engenheiro uma excelente imagem do som e retorno nas mixagens.

“O desafio de suspender as caixas de monitoração dentro do visor frontal panorâmico numa configuração acusticamente aceitável têm sido há muito tempo uma aspiração em design”, disse John Storyk, fundador da WSDG.

Segundo André Espíndola, engenheiro do Diante do Trono, o estúdio está equipado com o mais recente sistema Pro Tools|HD3, uma consola Digidesign C|24, que será substituída por uma Genesys da AMS Neve, e vários processadores outboard (fora da placa) de fabricantes como Manley e TC Electronic, além de uma grande seleção de microfones vintage e outros equipamentos outboard.

Related

Image placeholder title

O 25° congresso da radiodifusão

O evento, cujo tema central foi Radiodifusão: Compromisso com o Brasil, contou com a presença do presidente da república em exercício, José de Alencar, e do ministro das comunicações, Hélio Costa, além de reunir empresários, comunicadores, jornalistas e pesquisadores.