Completando 90 anos no ar, a Rádio Pelotense é uma emissora de rádio brasileira, com sede na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. A emissora opera na frequência 620 kHz, é a mais antiga do estado, a terceira rádio a operar de maneira constante no Brasil e a mais antiga ainda em atividade no território nacional.
Inaugurada em 6 de junho de 1925, ao invés de buscar contribuições de associados, garantia recursos arrendando receptores para os ouvintes, ao custo de 25.000 réis (moeda da época) por mês.
A Rádio Pelotense deu o primeiro passo para a digitalização do AM (estereofônico), transformando seu sistema de campo para banda larga, com a implementação de dipolo na antena; provoca a troca do sistema irradiante, a caixa de sintonia e introduz o primeiro transmissor com 10 kW em estado totalmente sólido (sistema IBOC – estágio final transistorizado).
A emissora criou condições para sintonia em banda AM estereofônica, tão logo existam no mercado os receptores. Com a inclusão de um gerador de estéreo em seu rack auxiliar, transmitirá o som digitalizado e linear a todos os seus ouvintes.
A Rádio Pelotense abrange toda a metade sul do estado, metade norte do Uruguai, municípios da Grande Porto Alegre, da serra e do litoral norte.
Seu parque técnico localiza-se na praia do Laranjal, às margens da Lagoa dos Patos.