BRASIL: Em debates internacionais os desafios da radiodifusão - Radio World

BRASIL: Em debates internacionais os desafios da radiodifusão

Author:
Publish date:

Durante dois dias, radiodifusores brasileiros e estrangeiros, executivos das principais emissoras de rádio do país e especialistas, debateram os desafios do setor no Segundo Fórum Latino Americano de Negócios de Radiodifusão. O fórum se realizou na SET Expo 2015, 25 a 27 de agosto, em São Paulo.

Image placeholder title

Na SET Expo participou André de Ulhoa Cintra, como palestrante da ‘Situação atual da migração AM-FM’.
Foto Andres/SETNuma ação inédita da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), o SET Expo 2015 apresentou um pavilhão exclusivo para o rádio, no Expo Center Norte. Mais de 30 empresas participaram da feira. Os visitantes conheceram os produtos mais modernos ligados ao setor.

No discurso de boas vindas aos convidados, o presidente da AESP, Paulo Machado de Carvalho Neto, ressaltou a importância de um fórum internacional para debater assuntos da radiodifusão. Representando a ABERT, o vice-presidente de relações institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, agradeceu a presença de representantes internacionais.

No painel “Desafios do rádio num ambiente convergente”, Ricardo Alarcón (Rádio Caracol/Colômbia), Fabiana Marcon (Rádios Grupo RBS) e Irene Junqueira (Sistema Globo de Rádio) destacaram cenários e projetos de multiplataformas, como a integração do rádio com aplicativos móveis, streaming e redes sociais. O painel foi mediado por Márcio Villela, presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP).

O “Panorama Internacional do Rádio” ressaltou a situação atual do meio nos Estados Unidos. Pesquisas recentes revelam que o rádio norte-americano alcançou mais de 245 milhões de pessoas e um desempenho positivo de faturamento e consumo.

O panorama foi apresentado pelo consultor Paulo Leite, José Luis Saca (Presidente da Asociación Salvadoreña de Radodifusores – ASDER) e pelo mexicano Raúl Antillón (DLA), especialista em desenvolvimento de soluções de entretenimento para plataformas digitais. O painel ressaltou a importância que o rádio norte-americano dá aos projetos para promoção e monetarização dos seus negócios.

Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, mediou o painel sobre “Restrições à publicidade nos meios de comunicação”, que teve a participação do presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), Orlando Marques, e do vice-presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), Edney Narchi. Os palestrantes lembraram a importância de se valorizar e defender a liberdade de expressão, combatendo qualquer forma de censura que ameaça o direito garantido pela Constituição de 1988.

— Carlos Eduardo Behrensdorf

Related

Image placeholder title

O 25° congresso da radiodifusão

O evento, cujo tema central foi Radiodifusão: Compromisso com o Brasil, contou com a presença do presidente da república em exercício, José de Alencar, e do ministro das comunicações, Hélio Costa, além de reunir empresários, comunicadores, jornalistas e pesquisadores.